Praemium Imperiale 2022
O artista, ativista e cineasta chinês Ai Weiwei é uma das figuras culturais mais influentes da atualidade. Seu trabalho abrange desde a crise dos refugiados sírios até a destruição da floresta tropical brasileira. Mas é a China – seu passado, presente e futuro – que é o foco principal de grande parte do trabalho de Ai, um foco que levou à sua prisão e exílio.
Agora baseado na Europa, por meio de sua arte extraordinária e ativismo determinado, Ai Weiwei continua sendo um dos defensores mais proeminentes do mundo da liberdade de expressão e dos direitos humanos – uma prova do potencial da arte para reimaginar o mundo em que vivemos.
Poucos artistas que trabalham hoje interrogaram o meio e o significado da arte mais completamente do que Giulio Paolini. Muitas das obras de Paolini são inspiradas em obras-primas da história da arte e são criadas para fazer o espectador questionar o que está vendo. Suas obras são compostas por diversas mídias; pintura, fotografia e escultura, que criam um espaço poético e introspectivo.
O trabalho instigante e lúdico de Paolini também pode ser visto em sua cenografia para teatro e óperas. Expôs globalmente e, mais recentemente, em 2022, teve uma exposição individual, “Quando é o presente?”, no Museo Novecento em Florença.
Ganhadores do Praemium Imperiale Arquitetura, o escritório de arquitetura SANAA, confirma uma prática arquitetônica liderada por Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. Seus projetos são mundialmente conhecidos por suas formas leves e fluidas que evitam a hierarquia e se relacionam harmoniosamente com o ambiente.
Estabelecido em 1995, um projeto de referência inicial para SANAA foi o Museu de Arte Contemporânea do Século XXI, Kanazawa (Japão, 2004). Outras obras importantes incluem New Museum of Contemporary Art (EUA, 2007), ROLEX Learning Center (Suíça, 2009), Louvre-Lens (França, 2012) e Bocconi University New Urban Campus (Milão, 2020). SANAA recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Pritzker de Arquitetura (2010).
Reportagem Especial Correspondance Magazine®
IMAGEM – Cortesia dos artistas e instituições © SANAA, Novo Museu de Arte Contemporânea, Nova York, 2007 © Ai Weiwei, Forever Bicycles, Museu de Belas Artes de Taipei, 2011 © Ai Weiwei Studio © Giulio Paolini, jovem olhando para Lorenzo Lotto, 1967 © Giulio Paolini. Foto: desconhecida © Cortesia de Fondazione Giulio e Anna Paolini, Turim © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.