Práticas sociais

7 de junho de 2022

Os vencedores da primeira edição do Prix Social Practice Arts, dedicado às artes participativas são: Ana Elena Tejera e Ines Sieulle, Rafaela Lopez, Anna Ternon, Marina Ledrein e Julie Ramage.

“Este programa visa apoiar, premiar e promover atores que investem na área da concepção e implementação de projetos de artes participativas, práticas artísticas de inclusão social, arte colaborativa”, explica o CENTQUATRE-PARIS, na origem do prêmio, em colaboração com a Fondation Edmond de Rothschild e a Délégation en France de la Fondation Gulbenkian.

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou os dez projetos vencedores do Prêmio RIBA Building of the Year 2022 em suas respectivas regiões. Sands End Arts and Community Centre da Mæ Architects é o Edifício do Ano de 2022 em Londres.

Situado ao lado do Clancarty Lodge, no canto noroeste de South Park, o centro comunitário é um empreendimento composto por vários novos pavilhões dispostos em torno do existente Clancarty Lodge, um marco incluído no projeto e reformado como espaço de exposições.

A arquiteta francesa Renée Gailhoustet foi premiada com o Royal Academy Architecture Award 2022 por seu trabalho pioneiro projetando habitações públicas nos bairros de Paris e em seus arredores. Nascida em Oran, na Argélia Francesa, em 1929, matriculou-se na École Nationale des Beaux-Arts de Paris, obteve seu diploma em 1961 e fundou sua própria firma em 1964.

Em 1962, enquanto trabalhava na firma de Roland Dubrulle, começou a trabalhar na renovação urbana de Ivry-sur-Seine, tornando-se a arquiteta-chefe do projeto em 1969. Além de seus numerosos projetos nos subúrbios de Paris, como Aubervilliers, Saint-Denis e Villejuif, ela também desenvolveu dois planos de renovação urbana para Ilha da Reunião.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia dos artistas e instituições © Anna Ternon, La fabrique des montagnes, 2018. Sand extracted from the Bizou quarry, steel plate, 100 x 250cm © Sands End Arts and Community Centre by Mæ Architects, Fulham, London, 2017-2020. RIBA London Building of the Year – Winner 2022 © Rory Gardiner © Renée Gailhoustet, La Maladrerie, Aubervilliers, 1975-1986. © Marc Pataut © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®