Showroom da Schumacher em Paris

19 de maio de 2022

A aventura criativa da marca de tecidos e papéis de parede Schumacher começou há mais de 130 anos graças à visão de Frédéric Schumacher, um jovem francês ambicioso, que transformou seu empreendimento em um verdadeiro império na área decorativa.

Fundada em Nova York em 1889, a marca criou as mais belas coleções de tecidos finos, papéis de parede e tapeçaria em variações suficientes que transformaram a Schumacher, uma empresa familiar, na casa de design por excelência dos Estados Unidos.

Visionária e em constante reinvenção, a empresa de tecidos e papéis de parede multiplicou suas colaborações com talentos emblemáticos como Paul Poiret, Vogue Living, Elsa Schiaparelli e mais recentemente com a designer de interiores Laura Gonzalez, além de assinar projetos ambiciosos da decoração da Sala Azul da Casa Branca, em Washington, à criações de motivos icônicos, que entraram para a história da decoração.

Benjamin nasceu na Alemanha, estudou Administração na Espanha, trabalhou por cerca de uma década em Consultoria Estratégica na Ásia, África, América do Sul e Europa antes de mergulhar no universo da Schumacher.

Poliglota (falamos em Português quando nos encontramos pela primeira vez), versátil e super antenado nas últimas tendências da moda decorativa, atualmente ele mora entre Londres e Paris, onde a marca vai abrir brevemente seu primeiro showroom na Europa.

Para falar sobre os projetos de expansão e conquista da marca em território europeu, Benni (Benjamin) Frowein, CEO da região Europa e Oriente Médio da Schumacher, concedeu essa entrevista exclusiva para o Correspondance Magazine®.

Como você entrou na alta decoração?

– Sempre fui muito sensível a espaços e design, desde criança. Ajudei minha mãe a decorar a casa e insisti em mudar a cor da parede do meu quarto regularmente. Quando surgiu a oportunidade de ingressar na Schumacher, ficou claro para mim que as estrelas se alinharam: um trabalho em design de interiores combinado com um desafio comercial realmente interessante simplesmente parecia bom demais para ser verdade. No ano passado lancei, junto com minha cunhada, a marca Objekti. Trabalhamos com artistas mexicanos na criação de belas coleções de cerâmica.

O que você considera as facetas importantes desta indústria?

– O design de interiores é muito mais do que apenas a aparência decorativa em uma foto. É tudo sobre os detalhes: as proporções, o artesanato, os materiais, a combinação de cores e padrões. Sempre me surpreendo com o quanto você não vê em uma foto. Acho isso muito importante, pois é a raiz do motivo pelo qual um bom design sempre importa.

Você pode descrever seu dia-a-dia como CEO?

– Como CEO Europa e Oriente Médio, tenho viajando bastante para visitar minhas equipes locais, conhecer clientes e participar de eventos do setor. Essa é a parte glamourosa. Os outros 50% do meu tempo eu lido principalmente com contabilidade, desafios legais, tópicos de RH, operações e estratégia. Devo dizer que me sinto muito privilegiado por ter tido uma parte tão importante na visão de futuro dessa marca histórica e icônica.

O que você gosta de fazer durante os finais de semana?

– Adoro cozinhar, explorar novos lugares e melhorar minhas péssimas habilidades no golfe.

Conte-nos um pouco sobre a história da marca Schumacher…

– Tudo começou em 1889, um ano muito emocionante e cheio de eventos marcantes. A Torre Eiffel foi inaugurada e a Pizza Margherita recebeu o nome da Rainha Margherita da Itália. Nesse mesmo ano, o parisiense Frédéric Schumacher decidiu se mudar para Nova York para vender os mais requintados tecidos europeus para a alta sociedade americana. Em menos de uma década, os tecidos Schumacher enfeitavam quartos da Casa Branca e hotéis como o Waldorf Astoria em Nova York. Mais de um século depois, Schumacher possui um dos maiores portfólios têxteis do mundo e provavelmente uma das histórias mais impressionantes de marcas relevantes atualmente.

A marca vai brevemente inaugurar seu showroom em Paris, qual será o maior desafio na Schumacher França?

– Já estamos aqui! Temos um website incrivelmente eficiente para a França e a Europa, uma equipe local fantástica e atendemos a todos os nossos pedidos de amostra localmente. O desafio atual é preparar nosso showroom europeu, na Rue Jacob, em Paris. Os trabalhos de construção são sempre divertidos…

Como você visualiza a Schumacher France e como você se vê criando esse caso de sucesso?

– Com mais de 12.000 referências, todas baseadas em criações originais e fabricadas pelos artesãos mais talentosos do mundo, temos uma base fantástica. O sucesso na França virá com uma equipe trabalhadora e eficiente, que vai além do cliente e vai muito mais longe quando necessário. Eu mesmo sigo esses princípios. Esperamos que os designers e proprietários franceses apreciem esse compromisso com a qualidade e o desenvolvimento.

Que tipo de expectativa você tem sobre os consumidores franceses?

– Redecorar suas casas inteiramente em Schumacher? Tecnicamente, é possível 😊

Como você ou a equipe de criativos abordam as coleções de Schumacher?

– Temos uma equipe de design muito talentosa liderada por Dara Caponigro, nossa Chief Creative Officer. Ela é um ícone de estilo, vive a marca e tem um sentido inimitável para o atual Zeitgeist. Ela e sua equipe estão desafiando incessantemente o convencional e buscando a beleza.

Como os designers de Schumacher se mantêm atualizados em relação à decoração?

– Você sabia que lançamos coleções todos os meses? Esse é um grande empreendimento e a pressão é alta para sempre criar produtos originais e bonitos. Ao mesmo tempo, nos liberta e nos faz ousar.

Em suas palavras, como você descreveria o estilo Schumacher?

– Chique e elegante mas aconchegante e alegre. Características que precisam ser mais valorizadas e combinadas na indústria do luxo. Abraçamos esses elementos de uma forma única, o que me deixa muito orgulhoso.

EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges

IMAGEM – Cortesia da marca Schumacher © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®