Talentos na mira
A Rainha da Inglaterra revelou sua Lista de Honras de Aniversário de 2022, que inclui os novos membros de todos os setores da sociedade britânica que receberam homenagens especiais. Isaac Julien, um cineasta cujo trabalho explorou as interseções de raça, gênero, sexualidade e classe ao longo dos anos, tornou-se um dos poucos artistas negros a ser condecorado pela rainha da Inglaterra.
Enquanto isso, Cornelia Parker, uma escultora com uma retrospectiva que acaba de abrir na Tate Britain, foi nomeada “Comandante da Ordem do Império Britânico.”
Nan Goldin foi nomeado o ganhador do Käthe Kollwitz Prize 2022. O prestigioso prêmio, concedido pela Academia de Artes de Berlim, reconhece fotógrafos contemporâneos que fizeram contribuições importantes em seu campo. A fotógrafa, cineasta e ativista está sendo elogiada por seu trabalho íntimo e inovador focado na comunidade LQBTQ+.
Em uma obra que abrange mais de quatro décadas, Goldin examinou questões de gênero, domesticidade e sexualidade, geralmente através de obras compostas por inúmeras fotografias ou slides, muitas vezes com um componente de áudio.
Yto Barrada (marroquino, francês, n. 1971, Paris) estudou história e ciência política na Sorbonne e fotografia em Nova York. Seu trabalho, incluindo fotografia, filme, escultura, gravuras e instalações, começou explorando a situação peculiar de sua cidade natal, Tânger.
Barrada foi elogiada por sua “busca contínua por novas formas de expressão, ultrapassando os limites de sua própria prática e nossa compreensão da gravura e da arte gráfica”. O trabalho do artista também é “informado pelo pensamento pós-colonial e preocupações sociopolíticas”, dizem os juízes do Queen Sonja Print Award.
Nascido em Boulogne-Billancourt em 1973, Julien Magre vive e trabalha em Paris. É graduado pela École des Arts Décoratifs de Paris. Seu trabalho é representado pela galeria Le Réverbère em Lyon desde março de 2017. Julien Magre não procura uma imagem espetacular.
Ele fotografa sua família, sua esposa, seus filhos e algumas paisagens. No corpus que apresentou, intitulado En vie, ele cristaliza poeticamente esses fragmentos de intimidade onde a alegria, a tristeza e a melancolia se misturam. Julien Magre é o premiado do Prix Niépce Gens d’images.
Nativo do Saara, no sul do Marrocos, Abdessamad El Montassir cresceu na cidade de Bojador. É nesta região que pretende desenvolver o seu projeto, Mémoire des cendres, com a bolsa de investigação e produção ADAGP/Bétonsalon. Para esta pesquisa, Abdessamad El Montassir deseja evocar a invisibilidade da história do Saara, seus saberes, seus traumas e suas transmissões.
El Montassir buscará vivenciar meios alternativos de transmissão respeitando o direito ao esquecimento e questionará como esses traumas podem ser o suporte para uma nova forma de historicização.
A Sovereign Art Foundation anunciou o artista iraniano Azin Zolfaghari como o vencedor do Prêmio Sovereign Asian Art 2022. Seu trabalho é caracterizado por paisagens urbanas incomuns que retratam lajes silenciosas de fachadas desoladas com sinais mínimos de vida.
O único indício de presença humana vem na forma de janelas, deixando o espectador imaginando o que o interior da estrutura pode conter. A obra vencedora de Zolfaghari é uma pintura hiper-realista de uma fachada sombria de apartamento, intitulada “Densidade”, que incorpora a complicada definição de “casa”.
Strike (Strajk) é um registro visual dos protestos que começaram na Polônia em 22 de outubro de 2020 e persistiram de várias formas nos meses seguintes. A publicação canaliza o espírito de intervenção, solidariedade e ajuda.
Desde 2019, Rafał Milach, juntamente com dezesseis colegas fotógrafos, é co-criador do Arquivo de Protestos Públicos (APP), uma plataforma para reunir documentação de ações sociais e iniciativas populares que se opuseram a decisões políticas executadas em violação aos princípios de democracia e direitos humanos. Strike é um pedaço desse arquivo.
Reportagem Especial Correspondance Magazine®
IMAGEM – Cortesia dos artistas e instituições © Cornelia Parker, Cold Dark Matter: An Exploded View, 1991, Tate. Presented by the Patrons of New Art (Special Purchase Fund) through the Tate Gallery Foundation 1995 © Cornelia Parker © Nan Goldin, Nan and Brian in bed, New York City, 1983, from the series The Ballad of Sexual Dependency. Acquired in 1992 © Nan Goldin © Yto Barrada, Untitled (Bonbon 5), 2017. C-type photogram. 25,4 x 20,3cm. Unique © Julien Magre, Elles veulent déjà s’enfuir, 2010 – 2012. © Julien Magre © Abdessamad El Montassir, Al Amakine, 2016 – 2020. Photographic installation in light boxes and sound piece 6.1. © Aurélien Mole © Azin Zolfaghari, Density, 2021. Mixed media on canvas. 100 x 130 cm © Sovereign Art Foundation © Strike, Rafał Milach, Jednostka, 2021© Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.