“Tham ma da”
Contrariando o senso comum e o potencial de suas criações, a designer italiana Paola Navone lançou um livro intitulado “Tham ma da”, uma palavra tailandesa que significa “comum”. Se o interesse era fazer publicidade em torno do livro, o resultado foi positivo porque “Tham ma da” não se refere em nenhum sentido ao design inventivo de Navone, no entanto, o termo pode descrever muito bem tudo o que ela cria com maestria, utilizando materiais simples com um apelo visual extraordinário. Escrito por Spencer Bailey, editor-chefe da revista Surface, com imagens de Enrico Conti, editado pela Pointed Leaf Press e projetado pelo Studio Lin, “Tham ma da: Os aventurosos interiores de Paola Navone”, em versão livre, é um compêndio das criações de Navone. Divido por capítulos, a obra que conta com cerca de 400 páginas apresentando projetos residenciais, de hotelaria e lojas varejistas nos quais Navone trabalhou na última década, além de cenografias como as que assinou durante alguns anos para a feira Maison&Objet, em Paris.
Natural de Turim e filha adotiva de Milão, Paola Navone é assumidamente arquiteta, designer, diretora de arte, criadora de objetos, mobiliário, além de se aventurar como cenógrafa de exposições e eventos. Com estilo visionário e uma filosofia eclética, a designer busca constantemente todas as influências existentes no planeta para incorporar aos seus projetos. Nesse contexto, “Tham ma da” revela através de imagens o quanto suas viagens fertilizam suas ideias, que exalam sensualidade com uma mistura impressionante de talentos que promove uma fusão de culturas.
TEXTO – Marilane Borges
IMAGEM – Cortesia Paola Navone design de interiores com imagens clicadas por Enrico Conti © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.