Don Giovanni por Fornasetti

7 de Julho de 2017

Don Giovanni, que Wagner chamava de “ópera das óperas”, é sem dúvida uma das maiores obras-primas de todas as óperas, o atelier de design italiano Fornasetti, rende homenagem a esse “dramma giocoso” de Mozart com a coleção “Don Giovanni”, que será apresentada em Milão na loja Fornasetti, em novembro de 2017. O lançamento oficial será precedido de uma visualização mundial em Londres: a partir de setembro, onde novos móveis e acessórios estarão disponíveis exclusivamente no segundo piso na loja de departamentos londrina Harrods.

Essa nova série de acessórios e móveis foi concebida como parte de um projeto criativo mais amplo, profundamente desejado por Barnaba Fornasetti e destinado a promover a familiaridade do público em geral com a ópera e chamar a atenção de uma variada seção transversal da clientela internacional. A primeira fase do projeto ocorreu no inverno do ano passado com a produção da ópera Il dissoluto punito, ossia il Don Giovanni, uma das melhores obras-primas de Wolfgang Amadeus Mozart, e continuará no outono de 2017 com o lançamento oficial do CD, em colaboração com a Warner Music Itália, selo Warner Classics, que irá reproduzir a trilha sonora completa da ópera. Com este empreendimento intrépido, Fornasetti conseguiu criar uma ponte entre o gênio austríaco e a visão surrealista do atelier de design Milanês.

A inspiração criativa para a nova coleção é o universo visual que emergiu desse encontro. As decorações são tiradas dos conjuntos de palcos da versão Fornasetti de Don Giovanni e se referem a seus temas principais: rostos de mulheres, mãos que oferecem ou possuem, máscaras, malabaristas usando habilmente truques de mão e florestas surreais lembrando-nos o lado sombrio de Don Giovanni, lendário provocador e sedutor. A iconografia do vasto arquivo foi reinterpretada e reorganizada, demonstrando como o estilo inigualável de Fornasetti pode ser usado na exploração criativa de diversas esferas artísticas e culturais, passando da decoração ao teatro e a música antes de retornar ao design.

A coleção, composta por uma variedade de peças, inclui itens de mobiliário em edição limitada, acessórios e utensílios, entre os quais Cilindro, Tamburo e Vetrina são recipientes distintos dado a sua forma que se adapta a uma decoração total. A cadeira de forma sinuosa usa a silhueta de Don Giovanni. O para vento, como uma ala de teatro, consegue transformar o visual do espaço circundante, enquanto vários acessórios como bandejas, aparadores de revistas e cestas de papel, bem como pratos, vasos e outras decorações de mesa de porcelana e vidro completam a série. Cada objeto é produzido de acordo com a tradição que Barnaba Fornasetti conseguiu estabelecer fielmente para a marca, uma expressão perfeita do equilíbrio entre arte e artesanato. A sua expressividade e a sua natureza dupla – por um lado, funcional e, por outro, cultural e poética – confere às peças desta coleção a capacidade de imitar espaços com um ritmo visual e um estilo de narração que são vividamente teatrais.

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®