Yayoi Kusama
Perder-se no infinito de espelhos ao redor da artista japonesa Yayoi Kusama em seus “Infinity mirrors”, é a proposta da exposição em cartaz até 14 de maio no Smithsonian Institution, em Washington. Uma mostra itinerante que será apresentada em vários museus dos Estados e Canadá ao longo de três anos, veja agenda das instituições abaixo. Para ilustrar esse tour de force, a editora Prestel Publishing lançou um luxuoso livro-catálogo que conta através de textos e um impressionante acervo de imagens o percurso artístico de Yayoi Kusama e seu trabalho multidisciplinar por intermédio de uma variedade de mídias, incluindo pintura, escultura, performance artística e instalação.
Composto por uma série de espelhos qualhados de pontos coloridos e imagens ilustradas à repetição, a exposição “Infinity mirrors” funciona como um convite para que o visitante entre nessas salas que representam, de certa forma, o universo artístico de Kusama. Perder-se nessa multiplicação de espelhos que reproduzem uma imagem distorcida do real no sentido de que ela é ambivalente, pode representar algo que não é visível ou a idealização do reflexo que temos de nos mesmos. No final, tuso se transforma em realidade virtual.
Distorcendo e projetando a ilusão do espaço infinito como um caleidoscópio mesclando luzes multicoloridas a formas volúveis, “Essas imagens únicas brotam das alucinações recorrentes que assombram a artista desde a infância. Em suas alucinações o mundo aparece coberto por pontos e formas repetitivas, como um infinito céu estrelado”, relata o curador Jo Widoff. Inconsciente ou não Kusama se apropriou dessas alucinações para criar uma identidade artística de forte impacto visual distribuindo suas pinceladas em telas e esculturas amorfas talvez com o intuito de criar novas paisagens interiores que em princípio causam uma estranheza imediata.
Agenda:
Seattle Art Museum de 30 de junho a 10 de setembro de 2017
The Broad, em Los Angeles, de 21 de outubro a 10 de janeiro de 2018
Art Gallery of Ontario, em Toronto, de 3 de março a 03 de maio de 2018
Cleveland Museum of Art de 07 de julho a 14 de outubro de 2018
High Museum of Art, em Atlanta, de novembro a fevereiro de 2019
Você precisa fazer login para comentar.