Fashion NFT

23 de maio de 2022

Os últimos 12 meses viram o nascimento da tecnologia NFT, que está abrindo caminho uma nova forma de entender, consumir e experimentar moda e luxo deste novo mundo. A história está sendo construída por um lado, por marcas tradicionais de moda inovando e criando novas experiências para seus clientes e, por outro, por uma nova geração de marcas nativas de criptomoedas que estão tentando redefinir o que é moda.

Além disso, o conceito de propriedade digital e o vínculo direto com os criadores trazem uma nova dimensão e possibilidades que precisam ser exploradas. Com o intuito de criar e promover um diálogo para a indústria da moda e do luxo neste momento histórico, o Decentral Art Pavilion apresenta “Fashion NFT” com algumas das NFTs de moda digital mais icônicas criadas até hoje na exposição que acontece de 27 a 29 de maio no Palazzo Giustinian Lolin, em Veneza.

A coleção da Dolce&Gabbana “NFT Genesi” foi revelada pela primeira vez em agosto de 2021 nos eventos Dolce&Gabbana Alta Moda, em Veneza. Composta de 9 peças projetada pessoalmente por Domenico Dolce e Stefano Gabbana.

Essa coleção única apresenta itens inteiramente feitos à mão, de nível de museu, nas coleções Dolce&Gabbana Alta Moda (mulheres), Alta Sartoria (homens) e Alta Gioielleria (alta joalheria). Em um momento histórico para o ecossistema NFT, Collezione Genesi é a primeira coleção NFT de luxo que envolve obras digitais e físicas, unindo verdadeiramente o físico e o metafísico.

Cinco das peças em exposição terão suas representações físicas: duas versões de “O Vestido de um Sonho”, em ouro e prata, ambas com miçangas cintilantes e detalhes em cristal; “The Glass Suit”, um terno masculino verde esmeralda, igualmente embelezado; e duas coroas de prata banhadas a ouro e cravejadas de pedras preciosas, chamadas “The Lion Crown” e “The Doge Crown”. Este último tem o recorde de ser o NFT de moda digital mais bem pago até hoje, por aproximadamente US$ 1,3 milhão.

Para exibir marcas e colecionadores de moda digital nativa criptográfica, o Decentral Art Pavilion fez parceria com as empresas mais inovadoras do mundo da moda digital para organizar essa exposição NFT de moda digital. Essas marcas nativas de criptomoedas, que incluem Tribute Brand, The Fabricant, Institute of Digital Fashion (IoDF) e o colecionador de moda digital RED DAO, entre outras, contribuirão com a seleção de obras de arte icônicas para essa mostra.

A Tribute Brand é uma marca de moda digital de ponta e uma casa de tecnologia de moda conhecida como uma das maiores pioneiras neste campo, famosa por sua estética instantaneamente reconhecível e conceitos filosóficos distintos que repensam a forma futura da moda.

Fabricant é uma casa de moda digital descentralizada que constrói o guarda-roupa do metaverso, operando na interseção da moda, jogos e blockchain, desde 2018 lidera a indústria da moda em direção a um futuro de roupas apenas digitais. Até o momento, Fabricant trabalhou com Adidas, Off-White, Napapijri, Puma, World of Women, e plataformas de jogos como Epic Games e The Sandbox.

O Institute of Digital Fashion (IoDF) é um emblema para a mudança, criando o novo vocabulário para os futuros do metaverso da moda. Com 6 inovações no setor, a IoDF fornece soluções, estratégias e inovações digitais imersivas de classe mundial.

A IoDF está pressionando por uma realidade IRL x URL mais inclusiva, sustentável e diversificada. Por meio de AR, VR, UX, NFTs, testes digitais, trabalhos de pesquisa e consultoria metaverse, a IoDF oferece inovações que levam a indústria além de suas zonas de conforto, construindo soluções mundiais em 360 graus.

RED DAO é um DAO focado em moda digital, criado para apoiar e investir no futuro da indústria. Composto por mais de 40 membros ao redor do mundo, o RED DAO até agora não apenas coletou centenas de trabalhos virtuais incríveis, mas também investiu em algumas das principais plataformas web3, como UNXD, RSTLSS de Charli Cohen e The Fabricant.

A exposição “Fashion NFT”, que acontece no Palazzo Giustinian Lolin, dentro do Decentral Art Pavilion, será combinada com uma Fashion and Luxury Talk no dia 28 de maio: as marcas participantes se juntarão à mesa redonda Espaços Alternativos para discutir sobre o estado da moda digital e da indústria NFT, sua evolução e seu papel no futuro da indústria de moda digital/NFT.

Apresentando líderes da Dolce&Gabbana, The Tribute, The Fabricant e Luxe Dressing, entre outras, com organização de Florencia S.M. Bruck, Diego Lijtmaer, Federica Ferranti, Javier Krasuk e Simone Furian.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia Dolce&Gabbana, The Tribute brand, The Fabricant & Luxe Dressing © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...

Para receber nossas matérias
Muito obrigado pela sua visita!
Correspondance Magazine®