Karl Monies

5 de outubro de 2022

O artista dinamarquês desenha vasos decorativos de tamanho majestoso, que ele fornece com alças feitas de corda técnica e rolhas de cortiça de grandes dimensões. Karl Monies está constantemente adicionando novas peças à série “Arcana”; os objetos estão disponíveis na Etage Projects.

De todos os objetos de design, os vasos são talvez o mais universal e atemporal, uma tipologia que se manifestou em todas as culturas desde os primórdios da humanidade. Simplesmente devido à sua idade, esse objeto utilitário – destinado ao armazenamento, proteção e preservação de bens – encontra-se sobrecarregado de significados mitológicos e simbólicos.

Os cultos de fertilidade europeus pré-cristãos representavam seus deuses femininos como vasos ritualísticos, enquanto os gregos antigos usavam vasos como espaços pictóricos para contar histórias e escrever histórias. No Tarô, o 14º Arcano é a Temperança, retratado como um anjo andrógino derramando água entre dois vasos, simbolizando equilíbrio espiritual, contenção, moderação.

Variando de pequenos a grandes, os próprios vasos de Monies citam esses estilos antigos tanto na forma quanto na forma, mas os mistura com um punhado de outros: design tribal africano, objetos de estilo de vida altamente modernista e cerâmica caseira dos anos 70 convergem, levando a um tipo de tipologia atemporal: tudo e nada ao mesmo tempo.

No entanto, nada escapa ao zeitgeist do contemporâneo, e os vasos de Monies também exibem uma aguda consciência das correntes estilísticas de seu tempo. Nos últimos cinco anos, o grés se tornou a última moda, particularmente na Escandinávia, sinalizando uma mudança da pureza da elegância pós-moderna e uma redescoberta do feito à mão, do desajeitado e do cotidiano.

A essa estética pura, ele adiciona uma corda de escalada multicolorida, um material futurista e de alta tecnologia usado para suspender corpos e objetos, aqui reaproveitados como embelezamento improvável, mas efetivamente contrastante.

O resultado é um objeto surpreendentemente elegante. O estilo, é claro, tem seu próprio valor ritualístico, particularmente na interseção do design contemporâneo e da arte, onde a prática de Monies se equilibra delicadamente.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia Etage Projects © Todos os direitos reservados

 

Você também pode gostar...