Martin Margiela
Apesar de nunca ter sido visto pelo público, “o pai do work in progress”, Martin Margiela, vai entrar em cartaz no dia 31 de março no MoMu – Museu da Moda de Anvers, na Bélgica, com a exposição “Martin Margiela – Os anos Hermès”. Com uma cenografia montada em torno de peças e imagens dos desfiles do período, a mostra vai contar até o final do mês de agosto como o estilista belga Martin Margiela revolucionou, graças ao seu talento e perspicácia, as coleções dessa Maison francesa clássica que se rendeu ao seu talento.
Nascido em 1959 em Limbourg, na Bélgica, Martin Margiela estudou na Royale Académie de Anvers e fez parte da primeira turma dos novos talentos da Bélgica, ao lado de conterrâneos como Dries Van Noten, Ann Demeulemeester, A. F.Vandervorst ou Véronique Branquinho. Alheio aos conceitos e análises sobre suas criações, Margiela iniciou sua carreira fazendo história. Entre 1984 e 1987, foi assistente de Jean Paul Gaultier e, desde esse período, o estilista belga já criava roupas que falavam de vestimenta.
A grife Hermès captou essa nova onda e foi seduzida pelo conceito. Numa época (1997), em que era de bom-tom engajar personalidades na direção de criação, a Maison Hermès escolheu a contra-mão do processo e contratou Margiela como estilista principal de sua linha “Femme”, uma escolha que se revelou inspiradora. A parceria entre Margiela e Hermès durou de 1997 a 2003, período em que o estilista transmitiu uma visão coerente e profunda de um luxo moderno, através de doze coleções consecutivas onde conforto, atemporalidade, autenticidade e classe, associados a um estilo refinado, foram a palavra de ordem que definiram seu imaginário sobre a mulher Hermès.
Suas criações falam por si e dizem muito, sobretudo, com o conceito de roupa como vestimenta, e sua visão sobre o assunto é bem definida porque não obedece à modismos. Martin Margiela soube se impor como um dos estilistas mais influentes e mais iconoclastas que apareceram nos últimos anos e mesmo ausente das badalaçõs fashion e afastado do métier, sua assinatura é reconhecida e apreciada por quem entende de moda e estilo atemporal.
Você precisa fazer login para comentar.