Memória, Tempo e Território

26 de março de 2022

 

Para a primeira edição da exposição Art Here do Louvre Abu Dhabi, artistas dos Emirados Árabes Unidos foram convidados a explorar o tema “Memória, Tempo e Território”.

O artista Bahrein-Americano, Nasser Alzayani recebeu o Richard Mille Art Prize por sua proposta Watering the distante, deserting the near, um conjunto de fragmentos de tábuas de areia com escrita árabe erodida, evocando não apenas o desvanecimento da memória, mas também a desertificação do outrora-lendária primavera Ain Adhari do Bahrein.

O texto – um roteiro de um poema do Bahrein – se desgasta e as tabuletas se partem. A ligação fundamental, mas frágil, entre memória e território é quebrada, mas não perdida.

A obra de Julien-Arnaud Corongiu que centra-se essencialmente na pintura e no desenho em que aborda e questiona os temas da identidade, exclusão, determinismo e escravização. Ele acaba de ser premiado pela Academia de Belas Artes.

Corongiu trabalha principalmente em séries usando diferentes mídias, desde pintura a óleo e nanquim até aquarela e carvão. Sua série de retratos C’est comme si je n’existais plus aborda a questão da perda da identidade.

A noção está presente pelas gradações cada vez mais escuras e apagadas das pessoas. O uniforme faz esquecer o indivíduo e evoca a escravização e a renúncia em torno da figura do soldado.

Florian Krewer nasceu em 1986 em Gerolstein (Alemanha), vive e trabalha em Nova York e foi o ganhador do Prix Jean François Prat. Em sua prática, Krewer explora a vida dos jovens e os vários impulsos que os movem diante do mundo difícil em que vivem: amor, energia pura (dança, esporte etc.) e atitudes agressivas.

Fugindo da leitura unidimensional, os personagens urbanos nas pinturas de Krewer parecem escapar dessas situações por uma espécie de gesto levitante e uma colocação dinâmica das figuras na tela onde, por vezes, alguns animais representados sugerem analogia entre os humanos e sua condição primária.

Reportagem Especial Correspondance Magazine ®

IMAGEM – Cortesia dos artistas © Nasser Alzayani, Watering the Distant, Deserting the Near, Abu Dhabi, 2021. © Xavier Ansart © Julien-Arnaud Corongiu, C’est comme si je n’existais plus 2 (diptyque), 2021. Charcoal on paper. 76 x 56 cm. © Florian Krewer, endless, 2021. Oil on linen. 118 1/4 x 94 1/2 inches ; 300.5 x 240 cm. KRE139 © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...