Atelier Van Lieshout
A história da arte está repleta de guerreiros moribundos, desde o lutador abatido nos campos de batalha da Grécia Antiga até o Guerreiro com Escudo de Henry Moore dando seu último suspiro. Eles se sacrificaram pela pátria, pelo povo ou pela ideologia. Esses heróis sabiam que a luta poderia terminar em morte, às vezes até pela própria espada, para defender sua honra.
A “Série Fallen Warrior” de Van Lieshout homenageia os muitos sacrifícios feitos pelos guerreiros pelo bem da humanidade ao longo do tempo. Entre as obras desta série estão obras com apenas uma semana de idade.
Imponente, repulsivo e engenhoso, com a beleza dos eficientes utensílios de cozinha, Van Lieshout pensa que todos os artistas são comparáveis aos abutres, que estão entre os pássaros mais persistentes e poderosos. Afinal, os abutres devoram tudo que possa servir de inspiração e são vistos com medo ou desconfiança.
“Eu preferiria ver os colecionadores se comportarem mais como abutres, devorando meu trabalho – lutando por ele com unhas e dentes, circulando como abutres para serem os primeiros a agarrá-lo, engoli-lo e pegá-lo”, Joep van Lieshout.
Vulture foi originalmente concebido para uma encomenda do para a ópera Franziska, de Frank Wedekind – dirigida por Sebastian Baumgarten. Esta obra, originalmente intitulada Tippy-Toe – The Happy Bird, foi adaptada para o ar livre para receber os visitantes na entrada do Art Rotterdam.
“Brutus Next Door” é um programa adjunto apresentado no estúdio privado de Joep no Kunst and Complex, onde Brutus apresenta “Snoeshanen”, que se traduz como “pássaros estranhos” – uma exposição coletiva que inclui trabalhos de Axel van der Kraan, Ossip, Marjan Teeuwen, Joke Robaard, Guus van Vugt e Atelier Van Lieshout.
O Atelier Van Lieshout está entusiasmado com esta edição da Rotterdam Art Week, uma celebração da nossa vibrante comunidade artística em toda a cidade. Estamos especialmente orgulhosos de receber os visitantes da feira de arte com nossa gigantesca escultura Vulture (2022) na entrada da casa da Art Rotterdam, o icônico edifício Van Nelle Fabriek.
EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges
Você precisa fazer login para comentar.