Tapeçarias da Macedônia

6 de outubro de 2022

Um amor por relacionamentos não convencionais e uma aptidão para arranjos, para combinar camadas, materiais e tecidos que se intergram e interagem entre si.

Esta é a fórmula por trás de Trasposizioni, a nova coleção de tapeçarias criada pela artista têxtil e designer Margarita (Ita) Aleksievska Sclavi, também conhecida como House of Ita.

Mantendo o fascínio multiétnico que permeia todas as suas obras, a coleção se inspira nas raízes norte-macedônias da artista, que usa roupas femininas tradicionais eslavo-macedônias de cunho bizantino como matéria-prima.

As mulheres tradicionalmente produziam seus vestidos à mão, criando variações sutis que embelezavam uma peça de roupa comum, o que denotava a filiação regional e cultural do usuário.

Trasposizioni nasceu do duplo desejo de reinterpretar subjetivamente essas peças de alta qualidade em uma chave contemporânea e dar-lhes novos significados e funções.

Margarita os desconstrói e remonta à vontade, investigando seu potencial não expresso e transformando-o em três tapeçarias diferentes, que levam os nomes de sua avó – Vera (115 x 165 cm), Aspasija (116 x 180 cm) e Evgenija (75 x 190 cm). , em homenagem aos ancestrais de seu país.

Nas texturas reelaboradas, fragmentos de roupas, farrapos de mangas, golas, bordados e fitas se entrelaçam com folhas de ouro, bronze e prata, detalhes refinados e ornamentos folclóricos pintados à mão pela artista.

O resultado é uma composição heterogênea mas coerente, reconhecível a um olhar atento e ao mesmo tempo original.

A coleção, que faz contrapontos medidos e justaposições perspicazes seu fil rouge, explora o tema do patrimônio cultural e da feminilidade.

“Criar Trasposizioni foi uma jornada para descobrir minhas raízes, um ritual íntimo que me conectou com a cultura e a energia feminina da minha terra. A intenção era criar uma espécie de colagem de memória, um mapa conceitual feito de fragmentos de histórias, onde as protagonistas fossem mulheres.” – diz a designer.

Uma história de grande impacto emocional, de um mundo fronteiriço entre Oriente e Ocidente, onde a emancipação das mulheres se entrelaça com pura criatividade. É também uma síntese visual das inúmeras facetas da feminilidade em sentido amplo.

Em Trasposizioni, a pesquisa estética da House of Ita se traduz em um amálgama de cores, camadas e culturas, que combina artesanato antigo e técnicas modernas, para celebrar a tradição artesanal da Macedônia do Norte e o papel das mulheres nas artes aplicadas.

Reportagem Especial Correspondance Magazine®

IMAGEM – Cortesia da designer Margarita Aleksievska Sclavi © House of Ita © Paolo Abate © Todos os direitos reservados

Você também pode gostar...