Sobre os chapéus Dior
O chapéu é uma instituição na Maison Dior. Formas, tamanhos, modelos, estilos se misturam para criar o que o estilista Christian Dior afirmava ser a própria expressão da personalidade de alguém.
Para contar a história de como seus desenhos se transformaram em criações personalizadas para compor o estilo Dior, as autoras Barbara Jeauffroy e Christine Labrune se debruçaram sobre os arquivos da maison Dior para apresentar ao público a chapeleira Claude Saint-Cyr, que trabalhou ao lado do grande estilista Christian Dior.
Lançado pela editora Gourcuff Gradenigo, a publicação Christian Dior, pour Claude de Saint-Cyr, Dessins de chapeaux, em tradução livre, “Christian Dior, por Claude de Saint-Cyr, Desenhos de chapéus”, apresenta uma seleção impresionante dos desenhos de chapéus que em seguida seriam modelados pelo Atelier Mode Dior, inteiramente dedicado à criação de chapéus, e coroavam a cabeça de personalidades marcantes.
A chapeleira Claude Saint-Cyr se interessou por chapéus desde sua mais tenra idade e trabalhou como aprendiz com sua tia, também chapeleira, em Paris.
Em 1930, ela ingressa na Gaby Mono, na place Vendôme, e depois na maison Patou, como vendedora. Em 1937, ela abriu seu próprio negócio no Faubourg Saint-Honoré e imediatamente se impôs com seu estilo inconfundível e a elegância de seus chapéus.
Sua ascensão no mundo dos chapéus é meteórica e ela conta com vários clientes de prestígio, como Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, e a Duquesa de Windsor, além de artistas da época, como Edwige Feuillère ou Martine Carol.
O livro “Christian Dior, por Claude de Saint-Cyr, Desenhos de chapéus” é um compêndio de estilo onde cada imagem nos remete a um tempo onde o estilo era traduzido através de chapéus que sublimavam a elegância de quem os utilizava.
EDIÇÃO DE TEXTO – Marilane Borges
IMAGEM © Gourcuff Gradenigo © L’oiseau bleu – chapeau de taupé rouge grani d’un oiseau bleu pâle et marine © Georges Martin © Christine Labrune © Belle saison – Luciole marine ruban écossais © Georges Martin © Christine Labrune © Claude Saint Cyr et ses cartons à chapeaux © Georges Martin © Christine Labrune © Deauville – capeline feutre jaune ruban bayadère avril 1937 © Georges Martin © Christine Labrune © Christian Dior, dessin de chapeau, crayon noir rehaussé d’aquarelles, 1937 © Todos os direitos reservados
Você precisa fazer login para comentar.